A equipe de atendimento do CONIMS juntamente com a Secretaria Executiva, reuniram-se para alinhar o início do atendimento suplementar aos pacientes da Oncologia.
A médica que iniciou os atendimentos, Drª Fernanda Janones Manfredinho é formada pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, cursou residência médica em Cancerologia Clínica no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba/Pr e possui uma vasta experiência no atendimento humanizado e multidisciplinar de pacientes em tratamento de câncer.
O objetivo da inclusão desses atendimentos aos pacientes em tratamento de câncer é proporcionar maior qualidade de vida e dignidade, amenizando a dor, as dificuldades e as consequências e sequelas que essa doença traz. A Secretaria Executiva do CONIMS, juntamente com os municípios consorciados busca sempre melhorias e inovações visando a qualidade e eficiência nos atendimentos aos pacientes, possibilitando resultados significativos e por isso iniciou mais esse novo projeto, na busca de uma assistência ainda melhor aos pacientes.
O foco das consultas é complementar o tratamento já realizado, não havendo interferências e sim, oferecer um atendimento humanizado em que o paciente é ouvido em seus anseios e angústias, tanto em relação ao próprio tratamento, a dor, a dieta, entre outros, pois entende-se que o cuidado com o paciente vai além da parte física.
A Drª Fernanda enfatiza que esse acompanhamento visa o controle de sintomas e melhora da qualidade de vida, o qual pode e deve ser realizado em todas as fases do tratamento oncológico. Além disso, ressalta a importância do suporte ao paciente de maneira integral e acolhedora, o que impacta na sensação de bem-estar, contribuindo, inclusive com a expectativa de vida.
“Entregar uma assistência humanizada ao paciente oncológico resgata o respeito à vida humana.”