Setembro Amarelo
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro, porém, a campanha ocorre durante todo o mês.
Desde 2014 o Brasil vem realizando essa campanha, tendo como principal objetivo chamar a atenção da população sobre esse tema, levando informações e desenvolvendo a conscientização, bem como ações que possam contribuir com a prevenção ao suicídio.
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.
A campanha do governo federal esse ano é intitulada “Se precisar, peça ajuda! ” O CONIMS abraça essa causa e durante o mês de setembro reforçará suas ações de conscientização aos empregados e pacientes.
O apoio de familiares, amigos e colegas de trabalho é de suma importância na prevenção. Ouvir, acolher e auxiliar na busca por ajuda profissional é primordial na prevenção do suicídio.
A pessoa que estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental deve procurar ajuda profissional.
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.
“Se precisar, peça ajuda! Toda vida importa. ”